Ficha de trabalho sobre o discurso direto e discurso indireto. Esta ficha tem a particularidade de estar realizada de modo a que sejam os alunos a deduzir as regras da passagem de um discurso para o outro, pois temos verificado que desta forma eles conseguem absorver mais rapidamente os conteúdos.
Análise das personagens da obra vicentina com elementos textuais, que demonstrem as características mencionadas a seu propósito.
[clica na imagem para acederes ao material]
Que, para salvar a sua própria obra, fechava, melancolicamente, as comportas do céu...
[clica na imagem para acederes ao livro]
O conto, inspirado no mito bíblico da Arca de Noé, conta-nos a história de um corvo, Vicente, que, ao contrário da pomba branca, não regressa à arca, com o intuito de vincar a necessidade do Homem afirmar a sua identidade própria, não se subjugando a um Deus omnipotente.
Passa-nos uma mensagem forte de afirmação da independência face ao que nos rodeia que merece ser explorada de uma forma exaustiva com os nosso alunos.
Beijinhos e Abraços!!
❤❤❤
Vemo-nos nas redes sociais!!
A Farsa de Inês Pereira é a obra-prima de Gil Vicente, com o objetivo de facilitar a análise, bem como a sua interpretação, elaboramos a seguinte ficha de interpretação.
Salvaguarde-se que a divisão das perguntas se encontra organizada de acordo com o manual Outras Expressões 10, da Porto Editora.