Primeiramente, importa referir o que são os StoryCubes em concreto.
Os StoryCubes são um jogo de pequenos dados com imagens, que se lançam e oferecem uma infinidade de possibilidades.
Estes, por norma, agrupam-se em temas, que podem ser utilizados das mais diversas formas, para fomentar, essencialmente, a escrita criativa de modo criativo e lúdico.
Assim, dependendo um pouco da adaptação feita, estes cubos mágicos favorecer as mais variadas destrezas, nomeadamente:
- Expressão Escrita (individual ou coletiva);
- Expressão Oral (contando a história oralmente, por exemplo);
Além das destrezas comunicativas, fomenta também a concentração, foco, atenção e, como é evidente, a criatividade. O jogo é um verdadeiro aliado na hora de os nossos alunos se concentrarem.
Deixo aqui três exemplos de aplicação destes cubos:
- Criar uma história individual
O aluno lança os seis dados (os da imagem são da
Tiger), e deve
construir uma história, utilizando, pelo menos uma vez, as palavras correspondentes às imagens que saíram. O texto deve ser coerente e ter lógica.
Com esta atividade, o aluno desenvolve a sua capacidade criativa, pois deve criar uma história, mas não o faz de forma aleatória, pois as imagens acabam por orientá-lo na construção do texto;
2. História Coletiva
A atividade apresentada anteriormente pode ser feita em pares ou pequenos grupos de três elementos (ou mais, ficará sempre ao cargo do professor). No entanto, ao ser feita em grupo, a atividade sofre algumas alterações. Cada aluno poderá lançar o dado e criar uma frase com a imagem que tiver saído e assim sucessivamente.
3. Criar finais alternativos para outras histórias
A professora escolhe uma história e os alunos deverão alterar-lhe o final, usando os dados. Acrescentando-lhe a informação que os dados aportem ou mesmo modificando algumas partes da história já existentes.
Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.
Vemo-nos nas redes sociais!!
Sem comentários:
Enviar um comentário