Como distinguir a classe e subclasse do «Para»? - Descomplica o Português

Como distinguir a classe e subclasse do «Para»?

 



Esta pequena palavrinha é outro exemplo da confusão na classificação, quanto à classe e subclasse, das diferentes palavras, pois encontra lugar em diferentes "gavetas". Por isso, para desmistificar, uma vez mais, de forma simples, rápida e leve, que podem "guardar no bolso", temos um post para vocês!


O «PARA» pode ser:


- Preposição simples: 

    quanto assim for, podes substitui-la por outra preposição;

        Ex..: Fui para Lisboa. 

            Fui por Lisboa.


 - Conjunção subordinativa final:

    neste caso, pode ser substituída por outra conjunção ou pela expressão «com o objetivo de».

        Ex.: Corrigi os exercícios no caderno, para ter mais espaço.

            Corrigi os exercícios no caderno, com o objetivo de ter mais espaço. 


- Conjunção subordinativa completiva:

    nesta situação, o truque é retirar da frase todo o segmento que se inicia por   «para», não sendo possível, estamos perante uma conjunção sub. completiva.

        Ex.: Pedi para me ajudares. 

            *Pedi. - não é possível, pois falta informação ao texto. 

            

E, como a teoria não é nada sem a prática, temos também uma ficha de trabalho, curta e com correção. 

                         

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