Descomplica o Português

Ficha Informativa: Funções Sintáticas

21:56:00 0
Ficha Informativa: Funções Sintáticas

Síntese dos principais testes de identificação das funções sintáticas aprendidas no 7º ano de escolaridade. Todos os testes apresentam exemplos, para que seja mais fácil aprender a usá-los.


                                   [clica na imagem para acederes ao material]


  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                   
                                         

Antes, durante e depois da leitura: Guia Prático

21:22:00 6
Antes, durante e depois da leitura: Guia Prático




                             

Para clarificar, antes da leitura os alunos devem responder a questões que ativem os conhecimentos prévios necessários para uma compreensão efetiva daquilo que irão ler. Caberá ao professor realizar também atividades de motivação para a leitura, tais como:

  • Formular perguntas;
  • Pequenos projetos de motivação, como pesquisa relacionada com o título ou o autor;
  • Indagar sobre experiências prévias relacionadas com o texto em questão;
  • Antecipar os conteúdos do texto a partir do título e, no caso dos livros, a capa e contracapa;

Durante a leitura, o aluno deve formar juízos de valor, emitir conclusões sobre o que leu e justificar as previsões feitas inicialmente. 
Poderá também realizar atividades como:
  •  Resumo de partes do texto; 
  • Escolher apenas uma palavra que ilustre o conteúdo do parágrafo que acabou de ler;
  • Escolher uma imagem que representa-se o capítulo.
  • Ordenar as imagens de acordo com o conteúdo do texto.

Depois da leitura, devem realizar-se perguntas de interpretação que visem conclusões sobre os textos e que promovam a interação entre o escrito e o vivido, isto é, atividades que promovam e incentivem o alunos a expressar a relação entre o texto e o seu mundo. 

É nesta parte que podemos ver, enquanto professores, a capacidade de reflexão dos nossos alunos. 

Através deste pequeno guia conseguimos não só planificar melhor as nossas atividades de leitura, mas também ajudar os nossos alunos a perceber o que se espera deles em cada fase da leitura.




 Se gostaram do tema aqui tratado, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. 

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                    
  



Expressão Escrita_ Proposta 1 [12.º Ano]

14:44:00 0
Expressão Escrita_ Proposta 1 [12.º Ano]

[clica na imagem para acederes ao material]


 Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                    
                                                        

Ficha Informativa: Modificadores

18:13:00 0
Ficha Informativa: Modificadores

Ficha informativa sobre todos os modificadores existentes em português. Os modificadores são explicados de forma sintética e procuramos exemplificar sempre a forma como os testes são aplicados para os distinguir. 


                                [clica na imagem para acederes ao material]

  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                    
                                         


Ficha de trabalho: Flexão do Adjetivo

16:29:00 0
Ficha de trabalho: Flexão do Adjetivo

Mais uma ficha sobre o adjetivo, desta feita sobre a flexão em género, número e grau.                        
       
                                                     
                                                 [clica na imagem para acederes ao material]

  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                   
                                         

Expressão Escrita_ Proposta 1 [7.º Ano]

16:44:00 0
Expressão Escrita_ Proposta 1 [7.º Ano]

Exercício de escrita criativa, usando o adjetivo qualificativo como centro. 



                        [clica na imagem para acederes ao material]



  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                   
                                         

Ficha de Trabalho: «Dia dos Namorados, uma lenda com tradição»

08:54:00 0
Ficha de Trabalho: «Dia dos Namorados, uma lenda com tradição»

                                                                      

Lê o seguinte texto, atentamente. 


A Igreja Católica reconhece pelo menos três santos com o nome de Valentim, todos ele martirizados pela Roma Antiga e não é certo qual desses três será o "responsável" pela história que deu origem à lenda que fez nascer o dia dos Namorados.

A versão mais disseminada conta que, por alturas do séc. III, o Imperador Cláudio II, querendo formar um poderoso exército romano, decidiu proibir temporariamente a celebração de casamentos para garantir que os jovens se concentrassem mais facilmente na guerra e na vida militar.
Contudo, o bispo Valentim contrariou as ordens e continuou a celebrar casamentos, agora na clandestinidade. A afronta à vontade do Imperador levou a que Valentim acabasse preso e condenado à morte.
Até à sua execução, foi recebendo flores e bilhetes (o que explica a troca de postais, cartas e presentes, hoje em dia) enviados por anónimos como demonstração de apoio e consideração pela sua conduta.
A milagrosa história de amor
A filha do carcereiro de Valentim, que era cega, movida pela curiosidade, terá pedido para o visitar no cárcere e, mal se aproximou dele, recuperou a visão. Ambos se apaixonaram um pelo outro. Numa carta escrita à sua amada, o bispo ter-se-á despedido com a expressão “do seu Valentim”, que ainda é usada na língua inglesa (“valentine“) para designar namorado.
Mas esta história não tem final feliz: ainda segundo a lenda, a ordem de execução dada por Cláudio foi cumprida e Valentim acabaria por ser decapitado num 14 de fevereiro de finais dos anos 200 (séc. III).
Devido à indefinição e à falta de factos históricos comprovados para além de qualquer dúvida, a Igreja Católica não celebra oficialmente esta data. Não é por isso, no entanto, que o Dia de São Valentim, dia dos namorados, 14 de fevereiro, deixa de ser festejado em todo o mundo, tendo passado a fazer parte das tradições nacionais. Assim sucede há séculos – em Portugal, por exemplo.
Oleira de Guimarães mantém viva tradição da ‘cantarinha dos namorados’
                                     Resultado de imagem para lenços dos namorado
A ‘cantarinha dos namorados’ de Guimarães continua a ser uma prenda muito oferecida por alturas de São Valentim, mantendo-se assim viva uma tradição antiga que atualmente é alimentada pelas mãos da mestre oleira Bela Alves.
Segundo a tradição, quando um rapaz se dispunha a fazer o pedido oficial de casamento oferecia primeiro à namorada uma cantarinha, moldada em barro. Se a prenda fosse aceite, estava formalizado o pedido particular, passando a depender apenas da vontade dos pais o anúncio do noivado. Uma vez dado o consentimento, a cantarinha servia então para guardar as prendas que o noivo e os pais da noiva ofereciam, designadamente peças em ouro.
Bela Alves, 39 anos de idade e oleira há 14, aprendeu o ofício com o mestre Joaquim Oliveira, entretanto falecido, e hoje continua a “dar à luz” ‘cantarinhas de namorados’, na sua oficina instalada na Plataforma das Artes, em Guimarães.
“Na altura de São Valentim, é quando se vende em maior quantidade”, refere, enquanto molda a argila e, com o pé, vai girando a típica roda de oleiro.
Se a tradição mandava que fossem eles a oferecer a cantarinha, hoje, revela Bela Alves, a iniciativa deve “andar ela por ela”, ou seja, os compradores são tanto homens como mulheres.
Atualmente, as cantarinhas já não são propriamente usadas para pedir a mão a alguém nem para guardar jóias, mas assumem-se como “guardiãs” de segredos e de histórias de amor. “Quem as oferece, fá-lo pelo simbolismo que elas encerram”, sublinha Bela Alves.
(com Agência Lusa)

retirado de  ENSINA RTP (http://ensina.rtp.pt/atualidade/dia-dos-namorados-uma-lenda-com-tradicao/)

1. Sintetiza a história de Valentim, o herói que estará na origem do dia dos namorados.
2. Qual o significado da "cantarinha de Guimarães".
3. Comenta a seguinte afirmação "Se a tradição mandava que fossem eles a oferecer a cantarinha,      
     hoje [...] os compradores são tanto homens como mulheres".


  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!