Descomplica o Português

sábado, 29 de abril de 2017

Compreensão Oral_Alike: As curtas chegaram à sala de aula!

12:48:00 0
Compreensão Oral_Alike: As curtas chegaram à sala de aula!

          
                                                [clica na imagem para acederes ao material]


Alike é uma curta-metragem de animação, realizada por Daniel Martínez Lara e Rafa Cano Méndez. 

O protagonista, Copi, é um pai preocupado com a educação do seu filho, por isso procura incentivá-lo para se tornar um homem importante, menosprezando por essa razão a criatividade e interesse musical do filho.



............................................................................ " " ...............................................................................

Vídeo




Créditos:
Realizado: Daniel Martínez Lara & Rafa Cano Méndez

Produzido: Daniel Martínez Lara & Nicolás Matji

Música: Oscar Araujo

Chefe de produção: Eva Márquez Matías

Som: Aleix Vila

Equipa de pré-produção:

Daniel Martínez Lara

Rafa Cano Méndez

Abel Tébar

Albert Papaseit

Esteban Errando

Pedro Florido

Miguel Ángel Bellot
Jose Molina
Claudio Espinar

Produção:

Daniel Martínez Lara

Rafa Cano Méndez

Eva Márquez Matías

Albert Papaseit

Esteban Errando

Abel Tébar

Jose Molina
Alan Carabantes
Nacho Garranzo
Álvaro Villegas
Victor Remolina
Luis Arizaga
Pedro Florido

Colaboradores:

Rude

Carlos del Olmo

Pau Martínez


............................................................................ " " ...............................................................................

Atividades


[clica na imagem para acederes ao material]

                                                    
                                                    

............................................................................. " " ...............................................................................

Solução atividade 1:

A - 6; B - 3; C - 12; D - 10; E - 8; F - 18; G – 13; H - 1; I - 5; J - 2; K - 16; L - 9; M - 11; N – 4; O - 17; P – 19; Q - 7; R - 15;


Solução atividade 2:

1. O pai muda de cor porque ao deixar o filho, entra na monotonia do trabalho, onde não existem momentos de alegria. Por isso, quando volta a encontrar-se com o filho, este transmite-lhe toda a sua alegria e consegue fazer com que ele volta a ficar com uma cor saudável.

2. O professor fica zangado ao ver que Alike desenhou um violinista em vez de desenhar as letras.

3. O professor pretende que Alike apenas se concentre nas letras e que não se distraia com outras atividades, como desenhar.

4. Alike fica triste e dececionado, sentindo-se na obrigação de desenhar as letras, ainda que o faça sem vontade alguma.

5. Resposta pessoal.

6. Resposta pessoal.



  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                    
                                                        

sexta-feira, 17 de março de 2017

Ficha Informativa: Funções Sintáticas

14:56:00 0
Ficha Informativa: Funções Sintáticas

Síntese dos principais testes de identificação das funções sintáticas aprendidas no 7º ano de escolaridade. Todos os testes apresentam exemplos, para que seja mais fácil aprender a usá-los.


                                   [clica na imagem para acederes ao material]


  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                   
                                         

quarta-feira, 1 de março de 2017

Antes, durante e depois da leitura: Guia Prático

13:22:00 6
Antes, durante e depois da leitura: Guia Prático




                             

Para clarificar, antes da leitura os alunos devem responder a questões que ativem os conhecimentos prévios necessários para uma compreensão efetiva daquilo que irão ler. Caberá ao professor realizar também atividades de motivação para a leitura, tais como:

  • Formular perguntas;
  • Pequenos projetos de motivação, como pesquisa relacionada com o título ou o autor;
  • Indagar sobre experiências prévias relacionadas com o texto em questão;
  • Antecipar os conteúdos do texto a partir do título e, no caso dos livros, a capa e contracapa;

Durante a leitura, o aluno deve formar juízos de valor, emitir conclusões sobre o que leu e justificar as previsões feitas inicialmente. 
Poderá também realizar atividades como:
  •  Resumo de partes do texto; 
  • Escolher apenas uma palavra que ilustre o conteúdo do parágrafo que acabou de ler;
  • Escolher uma imagem que representa-se o capítulo.
  • Ordenar as imagens de acordo com o conteúdo do texto.

Depois da leitura, devem realizar-se perguntas de interpretação que visem conclusões sobre os textos e que promovam a interação entre o escrito e o vivido, isto é, atividades que promovam e incentivem o alunos a expressar a relação entre o texto e o seu mundo. 

É nesta parte que podemos ver, enquanto professores, a capacidade de reflexão dos nossos alunos. 

Através deste pequeno guia conseguimos não só planificar melhor as nossas atividades de leitura, mas também ajudar os nossos alunos a perceber o que se espera deles em cada fase da leitura.




 Se gostaram do tema aqui tratado, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. 

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                    
  



terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Expressão Escrita_ Proposta 1 [12.º Ano]

06:44:00 0
Expressão Escrita_ Proposta 1 [12.º Ano]

[clica na imagem para acederes ao material]


 Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                    
                                                        

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Ficha Informativa: Modificadores

10:13:00 0
Ficha Informativa: Modificadores

Ficha informativa sobre todos os modificadores existentes em português. Os modificadores são explicados de forma sintética e procuramos exemplificar sempre a forma como os testes são aplicados para os distinguir. 


                                [clica na imagem para acederes ao material]

  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                    
                                         


domingo, 19 de fevereiro de 2017

Ficha de trabalho: Flexão do Adjetivo

08:29:00 0
Ficha de trabalho: Flexão do Adjetivo

Mais uma ficha sobre o adjetivo, desta feita sobre a flexão em género, número e grau.                        
       
                                                     
                                                 [clica na imagem para acederes ao material]

  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                   
                                         

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Expressão Escrita_ Proposta 1 [7.º Ano]

08:44:00 0
Expressão Escrita_ Proposta 1 [7.º Ano]

Exercício de escrita criativa, usando o adjetivo qualificativo como centro. 



                        [clica na imagem para acederes ao material]



  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!