Simão Botelho amava...
Os livros em pdf são fáceis de encontrar online, mas, às vezes, tê-los num só lugar ajuda-nos bastante a organizar não só o nosso estudo, mas também as nossas ideias.
Assim sendo, partilho convosco o pdf de uma das mais belas histórias de amor portuguesas: a de Simão Botelho e Teresa Albuquerque. Espero que as palavras de Camilo vos façam viver este amor tal como ele o imaginou.
Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.
Beijinhos e Abraços!!
❤❤❤
Vemo-nos nas redes sociais!!
O primeiro dia é sempre uma incógnita, não sabemos que alunos iremos encontrar à nossa frente, quais os seus gostos, quais os seus conhecimentos, etc. E a mesma situação acontece com os alunos.
A ansiedade reina. Para ajudar a que ela seja menor, trazemos-vos algumas das melhores atividades para quebrar o gelo e marcar a dinâmica de todo o ano letivo.
1. Conhecemo-nos nas nuvens
Esta é uma atividade que pode ser muito divertida, mas que está pendente da existência de computadores com ligação à internet.
Para a levarmos até à nossa sala de aula, precisamos de fazer o seguinte.
- Pedir aos alunos que escolham alguns adjetivos/nomes que os caracterizem;
- Com essas palavras devem criar uma Nuvem de Palavras nalgum destes sites: Tagxedo, WordArt, TagCrowd ou Wordle.
- Depois, deve imprimir-se as nuvens e cada um dos alunos deve falar sobre a sua nuvem aos outros colegas.
2. Conhecemo-nos nos Nomes Cruzados
Esta é uma daquelas atividades que eles gostam sempre muito. Pode não parecer muito original, mas os facto de terem de escolher o local certo para o seu nome, cativa-os muito.
1. O professor começa por escrever o seu nome no quadro e apresenta-se (diz o seu nome, idade...);
2. Depois, cada aluno fará o mesmo, porém, o nome dos alunos deverá encaixar no nome de outro colega, de modo a que todos os nome fiquem cruzados.
3. Conhecemo-nos nas Estrelas
Esta é uma atividade mais simples do que as anteriores, mas também bastante motivadora.
Existem duas variantes:
1. Numa delas, o professor imprime a folha/ imagem com uma estrela e entrega a cada aluno, que deverá preencher com alguns dos seus dados, mas de forma velada, isto é, nada de escrever dados muito fáceis de adivinhar, tal como vemos na imagem. Pois, a seguir deverá trocar a estrela com um colega, que deverá tentar adivinhar ao que se refere cada um dos dados.
Posteriormente, o colega deve elaborar uma pequena biografia e apresentá-la à turma;
2. Na segunda variante, a estrela pode se desenhada no quadro e cada um dos alunos escreverá palavras que o caracterizem e os outros colegas da turma tentarão adivinhar ao que se referem.
4. Conhecemo-nos de Olhos Fechados
Esta é uma daquelas atividades que os surpreenderá e que guardarão, certamente, na memória.
Como o próprio nome indica, esta será uma atividade que implicará manter os olhos fechado, mas não o tempo todo.
1. Primeiro, devemos colocar os alunos num círculo todos voltados uns para os outros (caso a turma seja muito grande pode fazer-se dois grupos).
2. Cada um começa por apresentar-se, dizer o seu nome, idade, entre outros.
3. Todos devem estar atentos e memorizar alguma característica física e/ou peça de roupa que os colegas tragam.
4. Terminadas as apresentações, os alunos voltam.se de costas uns para os outros e devem escolher um dos colegas para apresentar.
5. Conhecemo-nos na Cama do Gato
Esta é uma variante da atividade anterior.
Aqui, os alunos também deverão estar em círculo, voltados uns para os outros.
1. O primeiro a apresentar-se (aqui poderá ser o professor, pois ajuda a quebrar o gelo) deverá ter um novelo de lã na mão e atar uma ponta ao seu dedo.
2. Depois escolhe um colega para se apresentar e lança-lhe o novelo.
3. Este aluno faz o mesmo que os outros, até que se crie um desenho semelhante ao da imagem.
6. Conhecemo-nos o Mais Rápido Possível
Passo nº1:
Escrever o nome numa folha em branco e colá-la na parede.
Passo nº 2:
Colocar uma música animada e dizer aos alunos que devem andar pela sala a perguntar o máximo de informação possível aos colegas;
Passo nº 3:
Assim que deixarem de ouvir a música devem correr para o papel do colega e escrever as informações recolhidas.
Passo nº 4:
Voltam a ouvir música e fazem o mesmo, mas com outro colega.
Passo nº 5:
Escolhem um dos colegas dos quais recolheram informação e apresentam-no à turma.
7. Conhecemo-nos no SPEED DATING!!
Embora pareça estranha, esta é uma atividade interessante e possibilita que vários alunos contactem entre si.
1. O professor deve organizar a sala de modo a que fique uma cadeira de cada lado da mesa;
2. Colocar um cronometro online projetado no quadro (ou levar mesmo um relógio) e marca um ou dois minutos;
3. Dispõe os alunos nas cadeiras e diz-lhes que têm X tempo para falar com esse colega e recolher as suas informações numa folha branca.
4. Depois, o aluno escolhe a pessoa com quem mais gostou de falar e apresenta-a à turma.
Se conhecem outras atividades ou têm outras ideias, partilhem-nas connosco nos comentários!
Alike é uma curta-metragem de animação, realizada por Daniel Martínez Lara e Rafa Cano Méndez.
O protagonista, Copi, é um pai preocupado com a educação do seu filho, por isso procura incentivá-lo para se tornar um homem importante, menosprezando por essa razão a criatividade e interesse musical do filho.
............................................................................ " " ...............................................................................
Vídeo
Créditos:
Realizado: Daniel Martínez Lara & Rafa Cano Méndez
Produzido: Daniel Martínez Lara & Nicolás Matji
Música: Oscar Araujo
Chefe de produção: Eva Márquez Matías
Som: Aleix Vila
Equipa de pré-produção:
Daniel Martínez Lara
Rafa Cano Méndez
Abel Tébar
Albert Papaseit
Esteban Errando
Pedro Florido
Miguel Ángel Bellot
Jose Molina
Claudio Espinar
Produção:
Daniel Martínez Lara
Daniel Martínez Lara
Rafa Cano Méndez
Eva Márquez Matías
Albert Papaseit
Esteban Errando
Abel Tébar
Jose Molina
Alan Carabantes
Nacho Garranzo
Álvaro Villegas
Victor Remolina
Luis Arizaga
Pedro Florido
Colaboradores:
Rude
Carlos del Olmo
Pau Martínez
............................................................................ " " ...............................................................................
Atividades
[clica na imagem para acederes ao material]
............................................................................. " " ...............................................................................
Solução atividade 1:
A - 6; B - 3; C - 12; D - 10; E - 8; F - 18; G – 13; H - 1; I - 5; J - 2; K - 16; L - 9; M - 11; N – 4; O - 17; P – 19; Q - 7; R - 15;
Solução atividade 2:
1. O pai muda de cor porque ao deixar o filho, entra na monotonia do trabalho, onde não existem momentos de alegria. Por isso, quando volta a encontrar-se com o filho, este transmite-lhe toda a sua alegria e consegue fazer com que ele volta a ficar com uma cor saudável.
2. O professor fica zangado ao ver que Alike desenhou um violinista em vez de desenhar as letras.
3. O professor pretende que Alike apenas se concentre nas letras e que não se distraia com outras atividades, como desenhar.
4. Alike fica triste e dececionado, sentindo-se na obrigação de desenhar as letras, ainda que o faça sem vontade alguma.
5. Resposta pessoal.
6. Resposta pessoal.
Solução atividade 2:
1. O pai muda de cor porque ao deixar o filho, entra na monotonia do trabalho, onde não existem momentos de alegria. Por isso, quando volta a encontrar-se com o filho, este transmite-lhe toda a sua alegria e consegue fazer com que ele volta a ficar com uma cor saudável.
2. O professor fica zangado ao ver que Alike desenhou um violinista em vez de desenhar as letras.
3. O professor pretende que Alike apenas se concentre nas letras e que não se distraia com outras atividades, como desenhar.
4. Alike fica triste e dececionado, sentindo-se na obrigação de desenhar as letras, ainda que o faça sem vontade alguma.
5. Resposta pessoal.
6. Resposta pessoal.
Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.
Beijinhos e Abraços!!
❤❤❤
Vemo-nos nas redes sociais!!
Síntese dos principais testes de identificação das funções sintáticas aprendidas no 7º ano de escolaridade. Todos os testes apresentam exemplos, para que seja mais fácil aprender a usá-los.
[clica na imagem para acederes ao material]
Para clarificar, antes da leitura os alunos devem responder a questões que ativem os conhecimentos prévios necessários para uma compreensão efetiva daquilo que irão ler. Caberá ao professor realizar também atividades de motivação para a leitura, tais como:
- Formular perguntas;
- Pequenos projetos de motivação, como pesquisa relacionada com o título ou o autor;
- Indagar sobre experiências prévias relacionadas com o texto em questão;
- Antecipar os conteúdos do texto a partir do título e, no caso dos livros, a capa e contracapa;
Durante a leitura, o aluno deve formar juízos de valor, emitir conclusões sobre o que leu e justificar as previsões feitas inicialmente.
Poderá também realizar atividades como:
- Resumo de partes do texto;
- Escolher apenas uma palavra que ilustre o conteúdo do parágrafo que acabou de ler;
- Escolher uma imagem que representa-se o capítulo.
- Ordenar as imagens de acordo com o conteúdo do texto.
Depois da leitura, devem realizar-se perguntas de interpretação que visem conclusões sobre os textos e que promovam a interação entre o escrito e o vivido, isto é, atividades que promovam e incentivem o alunos a expressar a relação entre o texto e o seu mundo.
É nesta parte que podemos ver, enquanto professores, a capacidade de reflexão dos nossos alunos.
Através deste pequeno guia conseguimos não só planificar melhor as nossas atividades de leitura, mas também ajudar os nossos alunos a perceber o que se espera deles em cada fase da leitura.
Se gostaram do tema aqui tratado, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos.
Beijinhos e Abraços!!
❤❤❤
Vemo-nos nas redes sociais!!