Descomplica o Português

Livros em PDF_Amor de Perdição

11:15:00 0
Livros em PDF_Amor de Perdição


Simão Botelho amava...


  
[clica na imagem para acederes ao livro]


Os livros em pdf são fáceis de encontrar online, mas, às vezes, tê-los num só lugar ajuda-nos bastante a organizar não só o nosso estudo, mas também as nossas ideias. 

Assim sendo, partilho convosco o pdf de uma das mais belas histórias de amor portuguesas: a de Simão Botelho e Teresa Albuquerque. Espero que as palavras de Camilo vos façam viver este amor tal como ele o imaginou.



  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                    
                                                      



As melhores ideias para o PRIMEIRO dia de aulas

11:31:00 0
As melhores ideias para o PRIMEIRO dia de aulas
                                                        


  O primeiro dia é sempre uma incógnita, não sabemos que alunos iremos encontrar à nossa frente, quais os seus gostos, quais os seus conhecimentos, etc. E a mesma situação acontece com os alunos.
A ansiedade reina. Para ajudar a que ela seja menor, trazemos-vos algumas das melhores atividades para quebrar o gelo e marcar a dinâmica de todo o ano letivo. 

    1. Conhecemo-nos nas nuvens



Esta é uma atividade que pode ser muito divertida, mas que está pendente da existência de computadores com ligação à internet.
Para a levarmos até à nossa sala de aula, precisamos de fazer o seguinte.


  • Pedir aos alunos que escolham alguns adjetivos/nomes que os caracterizem;
  • Depois, deve imprimir-se as nuvens e cada um dos alunos deve falar sobre a sua nuvem aos outros colegas.


    2. Conhecemo-nos nos Nomes Cruzados


Esta é uma daquelas atividades que eles gostam sempre muito. Pode não parecer muito original, mas os facto de terem de escolher o local certo para o seu nome, cativa-os muito.

1. O professor começa por escrever o seu nome no quadro e apresenta-se (diz o seu nome, idade...);

2. Depois, cada aluno fará o mesmo, porém, o nome dos alunos deverá encaixar no nome de outro colega, de modo a que todos os nome fiquem cruzados.



    3. Conhecemo-nos nas Estrelas


Esta é uma atividade mais simples do que as anteriores, mas também bastante motivadora. 
Existem duas variantes:

1. Numa delas, o professor imprime a folha/ imagem com uma estrela e entrega a cada aluno, que     deverá preencher com alguns dos seus dados, mas de forma velada, isto é, nada de escrever dados muito fáceis de adivinhar,  tal como vemos na imagem. Pois, a seguir deverá trocar a estrela com um colega, que deverá tentar adivinhar ao que se refere cada um dos dados. 


Posteriormente, o colega deve elaborar uma pequena biografia e apresentá-la à turma;

     
2. Na segunda variante, a estrela pode se desenhada no quadro e cada um dos alunos escreverá palavras que o caracterizem e os outros colegas da turma tentarão adivinhar ao que se referem. 


    4. Conhecemo-nos de Olhos Fechados


Esta é uma daquelas atividades que os surpreenderá e que guardarão, certamente, na memória. 
Como o próprio nome indica, esta será uma atividade que implicará manter os olhos fechado, mas não o tempo todo.


1. Primeiro, devemos colocar os alunos num círculo todos voltados uns para os outros (caso a turma seja muito grande pode fazer-se dois grupos).

2. Cada um começa por apresentar-se, dizer o seu nome, idade, entre outros.

3. Todos devem estar atentos e memorizar alguma característica física e/ou peça de roupa que os colegas tragam.

4. Terminadas as apresentações, os alunos voltam.se de costas uns para os outros e devem escolher um dos colegas para apresentar.


    5. Conhecemo-nos na Cama do Gato


Esta é uma variante da atividade anterior.
Aqui, os alunos também deverão estar em círculo, voltados uns para os outros.

1. O primeiro a apresentar-se (aqui poderá ser o professor, pois ajuda a quebrar o gelo) deverá ter um novelo de lã na mão e atar uma ponta ao seu dedo.

2. Depois escolhe um colega para se apresentar e lança-lhe o novelo.

3. Este aluno faz o mesmo que os outros, até que se crie um desenho semelhante ao da imagem.


    6. Conhecemo-nos o Mais Rápido Possível

Esta é uma daquelas ideias que implicam muitas coisas ao mesmo tempo! É preciso que haja música na sala, que se possa ligar e desligar, papel e fita cola para o colar na parede e muita animação!!!


 
       

Passo nº1:
Escrever o nome numa folha em branco e colá-la na parede.

Passo nº 2:
Colocar uma música animada e dizer aos alunos que devem andar pela sala a perguntar o máximo de informação possível aos colegas;

Passo nº 3:
Assim que deixarem de ouvir a música devem correr para o papel do colega e escrever as informações recolhidas.

Passo nº 4:
Voltam a ouvir música e fazem o mesmo, mas com outro colega.

Passo nº 5:
Escolhem um dos colegas dos quais recolheram informação e apresentam-no à turma.



   7. Conhecemo-nos no SPEED DATING!!



Embora pareça estranha, esta é uma atividade interessante e possibilita que vários alunos contactem entre si.

1. O professor deve organizar a sala de modo a que fique uma cadeira de cada lado da mesa;

2. Colocar um cronometro online projetado no quadro (ou levar mesmo um relógio) e marca um ou dois minutos;

3. Dispõe os alunos nas cadeiras e diz-lhes que têm X tempo para falar com esse colega e recolher as suas informações numa folha branca.

4. Depois, o aluno escolhe a pessoa com quem mais gostou de falar e apresenta-a à turma.



Adaptamos estas atividades dos seguintes blogues:  Profedeele e Ideasparalaclase.
Se conhecem outras atividades ou têm outras ideias, partilhem-nas connosco nos comentários!


 Se gostaram do tema aqui tratado, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. 

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                    
  

Compreensão Oral_Alike: As curtas chegaram à sala de aula!

20:48:00 0
Compreensão Oral_Alike: As curtas chegaram à sala de aula!

          
                                                [clica na imagem para acederes ao material]


Alike é uma curta-metragem de animação, realizada por Daniel Martínez Lara e Rafa Cano Méndez. 

O protagonista, Copi, é um pai preocupado com a educação do seu filho, por isso procura incentivá-lo para se tornar um homem importante, menosprezando por essa razão a criatividade e interesse musical do filho.



............................................................................ " " ...............................................................................

Vídeo




Créditos:
Realizado: Daniel Martínez Lara & Rafa Cano Méndez

Produzido: Daniel Martínez Lara & Nicolás Matji

Música: Oscar Araujo

Chefe de produção: Eva Márquez Matías

Som: Aleix Vila

Equipa de pré-produção:

Daniel Martínez Lara

Rafa Cano Méndez

Abel Tébar

Albert Papaseit

Esteban Errando

Pedro Florido

Miguel Ángel Bellot
Jose Molina
Claudio Espinar

Produção:

Daniel Martínez Lara

Rafa Cano Méndez

Eva Márquez Matías

Albert Papaseit

Esteban Errando

Abel Tébar

Jose Molina
Alan Carabantes
Nacho Garranzo
Álvaro Villegas
Victor Remolina
Luis Arizaga
Pedro Florido

Colaboradores:

Rude

Carlos del Olmo

Pau Martínez


............................................................................ " " ...............................................................................

Atividades


[clica na imagem para acederes ao material]

                                                    
                                                    

............................................................................. " " ...............................................................................

Solução atividade 1:

A - 6; B - 3; C - 12; D - 10; E - 8; F - 18; G – 13; H - 1; I - 5; J - 2; K - 16; L - 9; M - 11; N – 4; O - 17; P – 19; Q - 7; R - 15;


Solução atividade 2:

1. O pai muda de cor porque ao deixar o filho, entra na monotonia do trabalho, onde não existem momentos de alegria. Por isso, quando volta a encontrar-se com o filho, este transmite-lhe toda a sua alegria e consegue fazer com que ele volta a ficar com uma cor saudável.

2. O professor fica zangado ao ver que Alike desenhou um violinista em vez de desenhar as letras.

3. O professor pretende que Alike apenas se concentre nas letras e que não se distraia com outras atividades, como desenhar.

4. Alike fica triste e dececionado, sentindo-se na obrigação de desenhar as letras, ainda que o faça sem vontade alguma.

5. Resposta pessoal.

6. Resposta pessoal.



  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                    
                                                        

Ficha Informativa: Funções Sintáticas

21:56:00 0
Ficha Informativa: Funções Sintáticas

Síntese dos principais testes de identificação das funções sintáticas aprendidas no 7º ano de escolaridade. Todos os testes apresentam exemplos, para que seja mais fácil aprender a usá-los.


                                   [clica na imagem para acederes ao material]


  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                   
                                         

Antes, durante e depois da leitura: Guia Prático

21:22:00 6
Antes, durante e depois da leitura: Guia Prático




                             

Para clarificar, antes da leitura os alunos devem responder a questões que ativem os conhecimentos prévios necessários para uma compreensão efetiva daquilo que irão ler. Caberá ao professor realizar também atividades de motivação para a leitura, tais como:

  • Formular perguntas;
  • Pequenos projetos de motivação, como pesquisa relacionada com o título ou o autor;
  • Indagar sobre experiências prévias relacionadas com o texto em questão;
  • Antecipar os conteúdos do texto a partir do título e, no caso dos livros, a capa e contracapa;

Durante a leitura, o aluno deve formar juízos de valor, emitir conclusões sobre o que leu e justificar as previsões feitas inicialmente. 
Poderá também realizar atividades como:
  •  Resumo de partes do texto; 
  • Escolher apenas uma palavra que ilustre o conteúdo do parágrafo que acabou de ler;
  • Escolher uma imagem que representa-se o capítulo.
  • Ordenar as imagens de acordo com o conteúdo do texto.

Depois da leitura, devem realizar-se perguntas de interpretação que visem conclusões sobre os textos e que promovam a interação entre o escrito e o vivido, isto é, atividades que promovam e incentivem o alunos a expressar a relação entre o texto e o seu mundo. 

É nesta parte que podemos ver, enquanto professores, a capacidade de reflexão dos nossos alunos. 

Através deste pequeno guia conseguimos não só planificar melhor as nossas atividades de leitura, mas também ajudar os nossos alunos a perceber o que se espera deles em cada fase da leitura.




 Se gostaram do tema aqui tratado, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. 

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                    
  



Expressão Escrita_ Proposta 1 [12.º Ano]

14:44:00 0
Expressão Escrita_ Proposta 1 [12.º Ano]

[clica na imagem para acederes ao material]


 Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!
                                                    
                                                        

Ficha Informativa: Modificadores

18:13:00 0
Ficha Informativa: Modificadores

Ficha informativa sobre todos os modificadores existentes em português. Os modificadores são explicados de forma sintética e procuramos exemplificar sempre a forma como os testes são aplicados para os distinguir. 


                                [clica na imagem para acederes ao material]

  Se gostaram do material que disponibilizamos, partilhem nas redes sociais com os vossos amigos e com todos os vossos contactos. Ajudem-nos a crescer.

    Beijinhos e Abraços!!

❤❤❤

    Vemo-nos nas redes sociais!!